top of page

O ensino da química no Brasil tem início no Ensino médio, última etapa do ciclo escolar básico, com alunos de uma faixa etária entre 14 e 17 anos aproximadamente. Os métodos e conteúdos de Química ensinados dependem de fatores socio-económicos e político-sociais de cada escola brasileira.

 

A fim de homogeneizar a qualidade de ensino são propostas pelo Ministério da Educação (MEC) diretrizes de ensino em que, por princípio, todas as escolas se deveriam basear, além de alguns educadores da área contribuírem para produzir orientações curriculares dirigidas ao cumprimento do papel social da Educação Química. Essa nova maneira de enxergar a química, pretende que o ensino dessa ciência seja mais dinâmico, mostrando aos alunos de que modo cada tipo de conteúdo pode ser identificado mas ao mesmo tempo, esse tipo de informação não deve ser associada a um único tipo de processo. O aluno deve entende-lo e saber identificá-lo no seu dia-a-dia.

 

Porém, mesmo com essas novas preocupações, ainda se observa um tipo de ensino linear e fragmentado, com grande ênfase ao conteudismo, onde os alunos recebem uma grande quantidade de informação e tem que processá-las em um tempo muito curto, com apoio de materiais didádicos que ainda seguem esse modelo unidirecional onde o aluno aceita as informações dadas pelos professores e as toma como verdade, sem perceber onde esse conteúdo está presente no mundo que os rodeia.

 

Para que essas novas ideias sejam aplicadas, os professores devem sempre bucar novas formas de apresentar os conteúdos químicos para tornarna-los mais interessantes aos alunos, já que é um ramo tão importante na formação moral e científica do aluno, além de está sempre acompanhando os avanços tecnológicos e pedagógicos.

O ensino da Química no Brasil

O ensino da Química em Portugal

O ensino da Química em Portugal tem início no 3º ciclo do ensino básico, com a cadeira de “Ciências Físico-Químicas”, onde há conteúdos que são apresentados juntamente com o ensino de Física.

 

O ensino da Química propriamente dita tem início no ensino secundário, no décimo ano, com o aprendizado dos elementos químicos e sua organização e propriedades e transformação da matéria. No décimo primeiro ano, o ensino da Química continua com o equilíbrio químico e reações em sistemas aquosos. E por fim, o décimo segundo ano dá início com o ensino dos metais e ligas metálicas; combustíveis, energia e ambiente; plásticos, vidros e novos materiais.

bottom of page